Blog - ROGER KAYASIMA COACH

Sobre vidas….e cacos quebrados

Hoje eu estava andando no supermercado e de repente ouvi um barulho de coisas quebrando. Cruzei os corredores e vi que algumas pessoas murmuravam em voz baixa. Quando entrei no corredor onde eles olhavam, vi uma cena triste. Uma senhora tinha batido com o carrinho a prateleira de pratos e copos e muitos tinham caído.

39811611_285105988936766_195139837639000064_n

 

 

 

 

Ajoelhada, desesperada, juntava os pedaços, enquanto o seu esposo pegava cada código de barra de cada louça quebrada dizendo:

– Viu? Agora terás que pagar tudo isso.

Cena triste. Alguém que errou e com este espetáculo todos os olhares eram para ela. Quando me ajoelhei ao lado dela para lhe explicar que não se preocupasse, veio um jovem, ajoelhou-se ao lado de nós e disse-lhe:
– Deixa, que os de limpeza recolham. Vai para o hospital para que te vejam essa ferida na tua mão.

04173707527639

 

 

 

 

Ela olhou para ele, envergonhada e disse:
– Não. Tenho que juntar isso pra pagar.
O jovem disse:
– Calma!!!! Temos seguro para esse tipo de perda, e você não precisa pagar nada. Segue, vai!!!
Quando o jovem se levantou, pude ver que ele tinha a identificação de gerente do supermercado.

————————–———————————————-

Para você que leu até aqui, gostaria que me desse um minuto…

Onde você estiver, feche os olhos, e imagina “O CRIADOR” fazendo o mesmo por você. Vai buscar os pedaços do teu coração pelos golpes que tenha te dado a vida. Vai curar-te toda ferida e te garanto que os teus pecados e erros serão perdoados. 

Há um seguro chamado GRAÇA, que quando você reconhece que errou e o aceita como seu único e exclusivo salvador, o gerente da existência do universo (O CRIADOR) vai te dizer:
– Já está tudo pago…Segue, vai!

(autor desconhecido)

Broken heart sealed with medical bandage. Red glass shards. Vector realistic illustration

O que você carrega em sua xícara?

Você está segurando uma xícara de café quando alguém chega e esbarra em seu braço, fazendo com que derrame o café por todo lado. Por que você derramou o café?

0,,47830943,00

“Bem, porque alguém encostou em mim, é claro!”

Resposta errada.

Você derramou o café porque o café estava na xícara.

Se dentro houvesse chá, você teria derramado chá.

O que quer que esteja dentro da xícara é o que será derramado.

Portanto, quando a vida chega e balança você (algo que com certeza irá acontecer), seja o que for que esteja dentro de você irá sair.

É fácil fingir até que você seja chacoalhado.

Então temos de perguntar a nós mesmos… o que há dentro da minha xícara?

Quando a vida fica difícil, o que derrama?

Alegria, gratidão, paz e humildade?

Ou fúria, amargura, palavras e ações duras?

Você escolhe!

Equilíbrio das cinco bolas

bola 2

Trecho da palestra de Brian Dyson – ex-presidente da Coca-Cola.

Imagine a vida como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.

O trabalho é a única bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as outras quatro são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio na vida. Como?

Não diminua seu próprio valor comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.

Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio.

Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração. Apegue-se a ela como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.

Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida.

Não desista enquanto ainda é capaz de um esforço a mais.

Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.

Não tema admitir que não é perfeito.

Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.

bola 1

Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. Corra atrás de seu amor, ainda dá tempo!

Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.

Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.

Não use imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se pode recuperar uma palavra dita.

A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

Lembre-se: Ontem é história. Amanhã é mistério e HOJE é uma dádiva. Por isso se chama ‘presente’.

O que é um Hábito?

Adaptado do livro “O poder do hábito” de Charles Duhigg

Hábito é um padrão de reação adquirido por aprendizagem social, relativamente estável, facilmente evocado e difícil de eliminar (Dicionário Técnico de Psicologia – Álvaro Cabral e Eva Nick). São escolhas que fazemos e depois automatizamos, passando a executá-las sem pensar. Aparentam escolhas fruto de pensamento mas, na verdade, são resultados de impulsos, de anseios. A formação de um hábito segue um ciclo de 3 etapas: “Deixa”“Rotina” e “Recompensa”, como mostrado no diagrama abaixo.

download

Uma vez formado o padrão repetitivo que caracteriza o hábito, a pessoa associa a “Deixa” diretamente à “Recompensa” e sua simples presença cria um anseio que movimenta o ciclo. O anseio coloca o hábito em ação ao mesmo tempo que o reforça. Na maior parte das vezes, o anseio surge tão gradualmente que não estamos de fato cientes de sua existência e não enxergamos sua influência. Hábitos especialmente fortes, geram reações semelhantes às dos vícios, o desejo evolui para o anseio obsessivo, mesmo diante de fortes desencorajamentos (perda de reputação, emprego, família).

COMO É CRIADO O HÁBITO?

Os hábitos surgem por que o cérebro procura continuamente maneiras de poupar esforço e economizar energia. Esse instinto é uma enorme vantagem evolutiva. Aumenta a eficiência do cérebro que não precisa pensar e reavaliar situações conhecidas: escolher o que comer, andar e também executar rotinas complexas como dirigir. Armazenamos dessa forma inúmeros padrões de comportamento automatizados que podemos usar sem sobrecarregar o cérebro. Utilizá-los e “desligar” a capacidade de pensar e analisar do cérebro no momento errado, porém pode ser fatal. Atravessar uma rua que é mão inglesa, sem pensar, por exemplo. A beleza da perfeição evolutiva que alcançamo uniu a este poderoso sistema economizador de energia a capacidade de reconhecer e discriminar quando usar ou não as “Rotinas”economizadoras.

“Deixa” que inicia o ciclo do hábito é o estímulo recebido por nosso cérebro que reconhece a situação conhecida e já avaliada e permite com segurança usar o padrão já automatizado em “Rotina” armazenada. Finalmente o ganho obtido com a economia de esforço funciona como uma “Recompensa”que encerra o ciclo e reforça a decisão de memorizar e automatizar a “Rotina”. Os hábitos são poderosos mas surpreendentemente delicados.

ONDE SÃO ARMAZENADOS OS HÁBITOS?

Segundo Dr. Paul MacLean o cérebro humano está dividido em três partes, ou seja três cérebros num só. A primeira parte a se desenvolver evolutivamente é o cérebro primitivo. Responde pelas necessidades básicas e essenciais como fazer a digestão, o sono, respirar ou assegurar o batimento cardíaco. É a parte do cérebro responsável pelas ações de caráter mecânico e instintivo. A segunda parte é o cérebro intermediário, comum a todos os mamíferos. Responde pelas emoções e sentimentos. A terceira parte é o neocórtex ou cérebro superior. Responsável pela consciência e raciocínio lógico. Distingue os humanos dos outros animais dando-lhe a posição de ser superior. Para Charles Duhigg, em “O Poder do Hábito”, os hábitos residem nos gânglios basais e no tronco cerebral. Os gânglios basais armazenam os hábitos mesmo enquanto o resto do cérebro adormece. Sem eles perdemos acesso às centenas de hábitos dos quais dependemos todos os dias.

72c762bc-35ac-4bf8-b08e-286284ab8fdf

COMO MUDAR O HÁBITO?

A regra de ouro para mudança de hábitos é:

  1. Manter a mesma “Deixa”(Simples),
  2. Manter mesma “Recompensa”(Clara),
  3. Introduzir uma nova “Rotina”(Viável).

Em outras palavras, é mais fácil convencer alguém a adotar um novo comportamento se existe algo familiar no começo e no fim: as “Deixas” e as “Recompensas” continuam as mesmas só mudam as “Rotinas”, os comportamentos. A existência de uma deixa e uma recompensa porém, não são suficientes para que estabelecer um novo hábito. Os três componentes do ciclo são necessários. Inúmero estudos demonstraram que uma parte do processo de formação do hábito é subjetiva, invisível. Quando o cérebro associa a “Deixa” diretamente com a “Rotina”, começa a nutrir uma expectativa pela recompensa. Começa a ansiar pelas endorfinas ou pelo senso de realização mesmo antes de executar a “Rotina”. Assim, a “Deixa”, além de deflagrar uma rotina, também deflagra um anseio para obter a recompensa.

Para alterar o hábito, precisamos reconhecer que é o anseio (força subjetiva e pessoal) que, de forma invisível, aciona o comportamento.O desafio é manter as “Deixas” e as “Recompensas” e associar uma nova “Rotina” com anseios capazes de manter o ciclo ativo. São os anseios que impulsionam os hábitos. Descobrir como criar um anseio torna mais fácil criar ou modificar um hábito. A não ser que você deliberadamente lute contra um hábito, o padrão irá se desenrolar automaticamente. Uma vez que alguém cria um novo padrão se torna tão automático quanto qualquer outro hábito. Se os hábitos mudam o cérebro muda.

HÁBITOS ANGULARES

Existe uma espécie de hierarquia entre os muitos hábitos que cada pessoa desenvolve. “Hábitos Angulares” são os mais importantes. Aqueles cujas mudanças provocam a reformulação e mudança de outros, como uma reação em cadeia. A mudança dos “Hábitos Angulares” dão início a um processo que, ao longo do tempo, transforma tudo. Os “Hábitos Angulares” proporcionam aquilo que é conhecido na literatura acadêmica como “pequenas vitórias”. Eles ajudam outros hábitos a prosperar, criando novas estruturas, e estabelecem culturas onde a mudança se torna contagiosa.

Efeito-dominó-825x542

ROTINAS – HÁBITOS NAS ORGANIZAÇÕES

As organizações, como resultado dos comportamentos de seus integrantes, têm hábitos que são seus padrões de trabalho, processos e rotinas. O desafio da mudança na organização é escolher por onde começar e optar por um processo capaz de unir as pessoas. É importante que todos os interessados (stake holders, sindicatos quanto os executivos, etc) concordem que a mudança do processo é importante para a organização. Os Hábitos Angulares nas organizações são aqueles que têm o poder de provocar reações em cadeia e ajudar outros bons hábitos / rotinas a se espalharem por toda a organização, transformando-a numa velocidade surpreendente. Proporcionam aquilo que é conhecido na literatura acadêmica como “pequenas vitórias”. Os Hábitos Angulares ajudam outros hábitos a prosperar, criando novas estruturas. Mudanças promovidas a partir de Hábitos Angulares estabelecem culturas onde o novo padrão se torna contagioso. Identificar e colocar em prática mudança de Hábitos Angulares em processos de inovação organizacional são fundamentais para provocar um realinhamento radical e rápidos efeitos multiplicadores (custos baixam, a qualidade sobe e a produtividade dispara) decorrentes das “pequenas vitórias”. Provocar efeito dominó, despertar outros hábitos e efeito manada que envolve todos da empresa.

fonte: http://www.consiste.com.br/portal.nsf/artigo.xsp?area=habitos

 

6 lições do filme do McDonald’s

A rede de lanchonetes McDonald’s  é quase uma entidade. A rede está presente em mais de 120 países e tem quase 37 mil lojas.

Porém, nem sempre o McDonald’s foi uma enorme rede de franquias. Seu começo foi simples e o filme Fome de Poder, estrelado por Michael Keaton, conta a história da empresa. Passando pela sua origem na cidade de San Bernardino, Califórnia, até alcançar milhares de unidades.

O filme não fala somente sobre a rede. Ele tem em seu roteiro o empreendedorismo como fio condutor. Confira as seis lições que você pode aprender com o filme (CONTÉM SPOILERS).

  1. Você precisa ser corajoso

Durante o filme, os irmãos Richard e Maurice McDonald, fundadores do primeiro restaurante da marca, tiveram várias oportunidades para expandir o seu negócio. Eles não tiveram coragem de dar o próximo passo sozinhos. No final, Ray Kroc, que foi o responsável pela enorme expansão da rede, teve a coragem que faltou aos irmãos e acabou comprando a marca deles. Ele chegou a hipotecar a sua casa para poder financiar o seu sonho.

  1. Se você tem uma ideia inovadora, aproveite-a ao máximo

A primeira coisa que chamou a atenção de Ray Kroc foi o sistema de atendimento chamado Speedee. Ele consistia em um modelo de serviço extremamente rápido, que atualmente é padrão nos restaurantes fast-food, mas em 1948 era uma grande inovação. Os irmãos McDonald limitaram o seu inovador sistema a apenas dois restaurantes. Ray Kroc viu o potencial do sistema e foi capaz de expandir a rede de franquias.

  1. Se cerque de pessoas capacitadas e peça ajuda

Em seu caminho para chegar a ser dono do McDonald’s, Ray Kroc passou por diversos problemas. Ele pediu ajuda para sua esposa, amigos e funcionários para transpor as barreiras que iam aparecendo pelo caminho. Com a ajuda de outras pessoas, Kroc conseguiu estabelecer o modelo de negócio que permitiu que ele ganhasse muito dinheiro.

  1. Seja persistente

Ray Kroc é um exemplo de persistência. Você pode não concordar com todas as atitudes que ele toma no filme, mas é inegável a sua vontade de ter sucesso. Ele já havia tentado empreender com diversas invenções e viu no restaurante dos irmão McDonald a oportunidade de chegar ao topo. Ele insistiu até conseguir ser o dono da marca e se tornou um bilionário.

  1. Esteja preparado para fazer alguns sacrifícios

Tanto os irmãos McDonald como Ray Kroc precisaram abrir mão de muitas coisas para fazer as franquias comecarem a funcionar. Kroc acabou se divorciando e criando vários inimigos no caminho, além de quase ter perdido a sua casa. Empreender não significa perder todas essas coisas, mas o preço do sucesso pode causar danos na sua vida pessoal e você precisa estar pronto para lidar com isso.

  1. Idade é apenas um número

Ray Kroc já tinha passado dos 50 anos quando conseguiu construir um império do fast-food. Não fique pensando que você está velho demais para correr atrás dos seus sonhos.

 

 

Você tem experiência?

No processo de seleção da Volkswagen do Brasil, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: ‘Você tem experiência?

A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e com certeza ele será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia e acima de tudo por sua alma.

Redação Vencedora:

CA14030

Já fiz cosquinha na minha irmã pra ela parar de chorar.
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto.
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.

109707088
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.

103265269
Já roubei beijo.
Já confundi sentimentos.
Ja peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro.
Já me cortei fazendo a barba apressado.
Já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que eram as mais difíceis de esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas.

57012786
Já subi em árvore pra roubar fruta.
Já caí da escada de bunda.
Já fiz juras eternas.
Já escrevi no muro da escola.

72796753
Já chorei sentado no chão do banheiro.
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando.
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado.

55842938
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar.
Já bebi uísque até sentir dormente os meus lábios.
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso.
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua.
Já gritei de felicidade.
Já roubei rosas num enorme jardim.

5357838716_5a6462ec4c_o
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um ‘para sempre’ pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol.
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
Foram tantas coisas feitas…

Tantos momentos fotografados pelas lentes da emoção e guardados num baú, chamado coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:

‘Qual sua experiência?’ 

Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência… experiência…

Será que ser ‘plantador de sorrisos’ é uma boa experiência?

Sonhos!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:

Experiência? Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?

(Publicado no jornal interno do RH – Volkswagen do Brasil – nome do candidato não mencionado)

Nosso Medo Mais Profundo – Marianne Williamson

Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos,
além do que podemos imaginar.
É a nossa luz, não a nossa escuridão, o que mais nos apavora.

Nós nos perguntamos:
Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso?
Na realidade, quem é você para não ser?
Você é filho de Deus.

Você se fazer de pequeno não ajuda o mundo.
Não há nenhuma bondade em você se diminuir,
recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor.

universo-natural-atendimentos-reconhec3a7a-o-seu-poder-interior

Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham.
Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós, está em todos nós.

E conforme permitimos nossa própria luz brilhar,
inconscientemente damos às outras pessoas,
permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo,
nossa presença, automaticamente, liberta os outros.

(Trecho do filme Coach Carter, onde é citado o poema de Marianne Williamson)

 

Jogue fora suas batatas

batatas
O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula. Ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa. Algumas das bolsas ficaram muito pesadas.
usos-diferentes-da-batata
A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas.
Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo.
O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona, bem como o fato de que, ao colocar a atenção na bolsa, para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.
carregando-peso
Esta é uma grande metáfora do preço que se paga, todos os dias, para manter a dor, a bronca e a negatividade. Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.
Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.
Jogue fora suas “batatas”

 

Estrela do Mar – Faça a diferença

download (1)

Era uma vez um escritor, que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava à beira-mar para se inspirar e, à tarde, colocava-se a escrever. Um dia, enquanto caminhava pela praia, viu a silhueta de alguém que parecia dançar. Quando chegou mais perto, observou um jovem pegando as estrelas-do-mar da areia, uma a uma, jogando-as de volta ao oceano.

– Por quê você está fazendo isto? -, perguntou-lhe o escritor.

– Você não vê? -, respondeu o jovem. – A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas vão secar ao sol e morrer se ficarem aqui na praia.

estrela do mar mortas

– Mas meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pelas suas areias. Você joga umas poucas de volta ao mar. Que diferença faz? A maioria vai morrer de qualquer maneira…

O jovem pegou mais uma estrela na areia, atirando-a de volta ao mar. Depois olhou para o escritor e lhe disse:

– Para essa, eu fiz a diferença!

Naquela tarde, o escritor não conseguiu escrever. Quando a noite caiu, também não conseguiu dormir.

W10394985-15

Na manhã seguinte, o escritor voltou à praia e junto com o jovem começou a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.

E você ? Já fez a diferença para alguém hoje ?

Não Abra Mão da sua Individualidade

arvore-geracao-valor

Em 2017, não permita que os limites e os formatos criados por esta sociedade medíocre ditem as regras para sua vida, limitando a conquista de seus sonhos.

Nem coitadismo e nem consumismo. Nem classismo e nem egoísmo. Nada disso serve. É tudo a variação da mesma coisa.

Você é único e jamais deve abrir mão de sua individualidade em troca de interesses de grupo algum. Por outro lado, é um ser social e deve ter o compromisso de fazer a diferença no mundo com protagonismo, sendo generoso e pronto para ajudar.

O governo é seu empregado e não o seu patrão. Espere que ele o sirva e não que ele o sustente. Não negocie a sua preciosa liberdade por nada e nem ser controlado por uma minoria, seja ela azul ou vermelha.

Prolifere essa visão. Assuma o controle e não terceirize os seus sonhos. Você é o ÚNICO que pode realizá-los.

 

Fonte: Geração de Valor  (https://www.facebook.com/GeracaodeValor/)