Os quatro estágios do aprendizado

Todos nós estamos sempre aprendendo algo, de uma maneira ou de outra. Quando fazemos um curso específico, por exemplo, ou quando iniciamos uma nova carreira ou profissão; quando aprendemos um novo idioma ou quando aprendemos uma nova habilidade. O processo de aprendizagem é constante, porque a mudança no mundo é constante.

aprendizado

Por essa razão temos que aprender de maneira rápida se quisermos ter alguma vantagem nos dias de hoje, principalmente alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Algumas vezes podemos nos sentir frustrados no início do aprendizado, por falta de domínio daquilo que estamos aprendendo. Em momentos assim, tudo o que devemos fazer é lembrar a nós mesmos que podemos aprender sempre. Tudo que fazemos hoje em termos de capacidade e habilidades, nós não sabíamos como executá-las um dia. Porém, ao longo dos anos nós fomos desenvolvendo-as e aprimorando-as. Afinal, ninguém nasce sabendo, não é verdade?

aprendizadoE toda vez que estivermos aprendendo algo, cabe a nós lembrar que existe um processo e que tudo que devemos fazer para alcançar o nosso objetivo, é segui-lo.

Temos que continuar aprendendo e avançando em cada um dos quatro estágios. Vejamos quais são eles:

 

ESTÁGIO 1 – INCOMPETENTE INCONSCIENTE –  As pessoas nesta fase não entendem coisa alguma, nem sequer sabem que elas não entendem. Em outras palavras, elas não sabem o que elas não sabem. Por exemplo: uma criança com seus 4 ou 6 anos de idade, não sabe dirigir um carro e tão pouco sabe que não sabe. Ela é incompetente em dirigir e inconsciente desse saber.

ESTÁGIO 2 – INCOMPETENTE CONSCIENTE – As pessoas nesta fase estão cientes de algo, mas não podem fazê-lo. Elas admitem para si e possivelmente para os outros, que são incompetentes. No exemplo de dirigir; um adolescente de seus 10 ou 12 anos de idade ainda não sabe dirigir, porém já tem a consciência desse não saber.

ESTÁGIO 3 – COMPETENTE CONSCIENTE – Isto é, agora as pessoas entendem ou sabem como fazer algo, mas isso requer muito foco e concentração. A competência consciente irá fazer as coisas certas na ordem repetidamente certa para se tornar uma habilidade. Vamos ao exemplo de dirigir; quem acaba de se habilitar após o exame para a carteira nacional de habilitação, já aprendeu a dirigir e tem a competência para tal e de forma consciente, mas precisa de muita concentração para acertar o passo a passo para dirigir corretamente.

ESTÁGIO 4 – COMPETENTE INCONSCIENTE – É o nível que você vê em esportistas profissionais, músicos, artistas, investidores, empresários e empreendedores de grande sucesso. Eles adquiriram tanta prática e perfeição em uma habilidade que as realizam sem qualquer esforço adicional. No caso de dirigir o carro; consideramos aqueles motoristas que possuem há bastante tempo a sua CNH e dirigem naturalmente sem olhar para qual marcha está, acionam a seta automaticamente, etc, etc… Portanto, são competentes em dirigir e já o fazem inconscientemente

the concept of education of children.the generation of knowledge                         cérebro-1

Percebeu que podemos aplicar esse processo em qualquer área que desejamos aprender? Para que isso aconteça, basta tomar consciência de que fase estamos e seguirmos em frente sem desistir. Muitas pessoas começam algo e desistem logo em seguida, por acreditarem que nunca poderão aprender. Isso é uma falsa crença.

Da próxima vez que ouvir alguém dizer que não pode ou não consegue aprender isso ou aquilo, trate de esclarecer para essa pessoa que ela está passando por um processo de aprendizado, e com o tempo, um pouco de esforço e força de vontade, a pessoa logo avança para o próximo nível. Quando menos perceber ela terá dominado todo o processo.

Portanto, todo novo aprendizado deve ser bem vindo e assim nos movemos na direção do crescimento pessoal, profissional e espiritual, com a devida COMPETÊNCIA.

Comments

comments

Social tagging: > > > >

Deixe um comentário